Evolução do hardware 2000-2002
1 Resumo
A tecnologia tem feito cada vez mais parte de nosso cotidiano, mas nunca paramos para pensar quanto foi percorrido até chegarmos na tecnologia atual. Tablets, Smartphones, Ultrabooks estão tão inseridos em nossas vidas que nem percebemos que pouco tempo atrás não tínhamos estas facilidades. Mais a frente iremos ver o caminho percorrido pela tecnologia e como o avanço tecnológico é algo exponencial, apresentando avanços significativos em pouco tempo.
2 Ano de 2000
Em abril de 2000 surge o Compaq iPAQ com suporte para Windows CE. O iPAQ é um Pocket PC e PDA (Personal Digital Assistant), pode-se dizer que foram or precursores do Smartphone. Sua tela era capaz de reproduzir apenas 4096 cores, se comparado aos aparelhos de hoje que podem reproduzir até 16 mil cores.
Ainda em abril, tivemos o lançamento do USB 2.0. Esta nova versão da porta USB nos trás uma velocidade de transferência de 480Mbps, algo em torno de 60MB por segundo.
No mês de novembro tivemos o lançamento do microprocesssador Pentium IV, fabricado pela Intel. O Pentium foi a quinta geração de processadores de 32-bits da Intel. Para esta versão o processador foi redesenhado, diferente de seus antecessores que herdavam o design do Pentiu Pro (lançado em 1995).
3 Ano de 2001
Fevereiro de 2001, é lançado o Smartphone Kyocera QCP6035. O aparelho contava com um processador Motorola, apenas 8MB de memória ram não expandíveis e uma tela com resolução 160x160 pixels.
Lançado em novembro, o iPod é um tocador de músicas em formatos como o .mp3. Quando lançado, seu alto preço foi alvo de muitas críticas, porém o produto se popularizou rapidamente, deixando para trás os tocadores da época. O iPod possuia apenas 5GB de armazenamento em sua versão inicial.
4 Ano de 2002
Muitos telefones móveis foram lançados com diferentes funções. O Danger Hiptop tinha funções ativadas por voz e foi um dos primeiros celulares a oferecer funções de acesso à