TRABALHO DE SO
Luanda 2014
INTEGRANTES DO GRUPO
I. Paulino C. Lourenço
II. Carlos Campo
III. António Miguel
IV. Jeu Muondo
V. Emery Bumba
VI. Helder Paulino
Curso: Engenharia Informática
Turno:Noite
Sala:33
1ºAno
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
1.-SISTEMAS OPERATIVOS
O Sistema Operativo é um conjunto de programas que permitem a criação e manutenção de arquivos, execução de programas e utilização de periféricos tais como: teclado, vídeo, unidades de disquete, impressora. O Sistema Operacional serve também de intermediário entre os aplicativos e o computador, pois é ele que coloca os programas na memória para que sejam executados. A evolução dos sistemas operativos segue numa via paralela, a da evolução dos computadores em suas diversas gerações desde o inicio dos anos 1940. A visão histórica do surgimento e evolução dos sistemas operativos precisa então ter os conhecimentos das gerações ate os dias de hoje. O surgimento e evolução dos sistemas operativos teve por propósito aproveitar melhor os recursos dos computadores, fazendo a sua gestão de programa e para cada geração de hardware foi desenvolvida uma nova geração de sistemas operativos. Essa evolução contínua em curso.
2.-EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS OPERATIVOS Nos anos 50 não aviam sistemas operativos, os operadores trabalhavam directamente com o hardware através de linhas de comandos.
A evolução dos sistemas operacionais foi uma consequência dos avanços ocorridos no hardware dos computadores. Temos três níveis de gerações de sistemas operacionais:
O primeiro nível integrado pelos sistemas operacionais básicos, surgidos nos anos 50, limitava-se a auxiliar os programas nas operações de entrada e saída e na tradução nos programas fonte, escritos em linguagem pouco evoluídos.
O segundo nível esteve disponível na década de 60 e a sua ajuda à programação foi mais decisiva, proporcionando tradutores simbólicos mais evoluídos, programas de serviços para