caso Havaianas
12.500 funcionários, em 2006 foi eleita pela Maiores e Melhores, da
EXAME como a Empresa do Ano. Atualmente fabrica sapatos, chinelos, tênis, e seu presidente é Márcio Utsch.
1962, a Havaianas lança um calçado de borracha com preço acessível aos trabalhadores brasileiros, que foram inspiradas nos chinelos
Japoneses, no inicio foi um sucesso, tudo corria bem, a empresa em
1965 atingiu a incrível marca de 1000 pares vendidos por dia, porém entre os anos de 1988 e 1993, a Alpargatas SA verificou a queda nas vendas das Havaianas, devido à sua proposta na época: preço acessível, bom, e voltada ao consumidor de baixa renda, classe C.
Foi então que Ricardo Palmari, gerente de marketing da Alpargatas
SA, resolveu que era a hora de uma estratégia: recuperar o consumidor de classe média e buscar o crescimento sustentável.
Graças a essa estratégia foi lançado a Havaianas Top, em 1994, sandália monocromática em cores vibrantes, o produto continuava bom e barato, só que agora cada consumidor poderia escolher a havaianas a seu gosto, conquistando a classe média.
A Havaianas Top quebrou aquele paradigma de que a havaianas só seria utilizada em casa ou na praia, mas passou a ser usada também em ocasiões do diaadia. Em 1994, passou a oferecer ao mercado 40 modelos em 10 cores.
Ângela Hirata, é formada em administração de empresas, com especialização em comércio exterior, negócios internacionais, vendas e desenvolvimento de mercados foi diretora de Comércio Exterior da