A ARTE DA CONVERSA E DO CONVIVIO
INTRODUÇÃO
Muita gente pensa que a arte de conversar é um dom inato que alguns possuem e outros não.
O problema é que não se costuma ensinar a arte de conversar: a gente aprende a pronunciar as palavras de modo correto, até aprende outros idiomas, mas é dificil encontrar alguém que nos ensine os principios basicos da comunicação.
É muito comum as pessoas repetirem defeitos de comunicação, adquiridos desde a infância.Vários pesquisadores de comunicação conseguiram identificar e analisar diversas habilidades essenciais para a construção de bons relacionamentos sociais.Descobriram que essas habilidades podem ser aprendidas em pouco tempo.
Mas a arte de conversar é a busca do equilibrio entre ouvir e falar.Saber ouvir é tão importante quanto saber falar.
Capitulo 1-Como dar ínicio a uma conversa
Muitas amizades deixam de ser feitas por causa de conversa.
Aproxime-se de pessoas que parecem acessíveis e dispostas a conversar com você.
Ao escolher a pessoa de quem você deseja se aproximar, olhe para ela, sorria e comece a falar.É claro que isso nem sempre é facil, especialmente para as pessoas timidas, inseguras e anciosas.
Não fique perdido à procura da ¨frase perfeita¨ para iniciar uma boa conversa.
Evite também começar com cometários negativos ou queixosos, que não estimulam as pessoas a prosseguir a conversa ou estabelecem um clima de desanimo.No ínicio da conversa, o objetivo principal é conquistar o interesse da pessoa.
Iniciar a conversa falando sobre o contexto em que vocês estão no momento costuma ser a melhor opção.
Para começar a falar do contexto, olhe em volta e comece a descobrir algo que desperte seu interesse ou aguce sua curiosidade.
Antes de falar alguma coisa, procure observar o que a pessoa está fazendo, falando, vestindo ou lendo e pense em alguma coisa sobre a qual você poderia se interessar. Capítulo 2-Como fazer perguntas que estimulam a conversa.
Todo mundo costuma fazer perguntas, mas poucos sabem perguntar