Caso de implementação de controle de natalidade
1- Suponha que o brasil está querendo implantar um controle da natalidade, com o objetivo de diminuir o crescimento populacional e para isso está realizando uma pesquisa de opinião. Na opinião do grupo, vocês são favoráveis a este controle? Justifique sua resposta utilizando qualquer um de seus conhecimentos (Geografia, Economia, Religião, Sociologia, Filosofia, Direito, etc)
CONTRA
Por lei, um controle de natalidade não poderia ser imposto, pois nós temos o direito sobre o nosso próprio corpo, a integridade física, assim como o direito de reproduzir. Esses direitos são inerentes ao conjunto de direitos humanos. Para que haja uma conscientização do crescimento populacional, a melhor via ainda é a informação e a educação.
A FAVOR
Um controle da natalidade poderia ser útil para a economia e a preservação dos recursos naturais, tanto quanto o controle do mesmo, assim como facilitaria projeções em várias áreas, como a geografia com a ocupação dos centros urbanos em novas terras, também ajudando e controlando o crescimento urbano e os investimentos em infraestrutura do mesmo, mantendo um melhor controle na economia e a PEA, na educação, sabendo-se sempre o quanto terá de ser investido para suprir o sistema educacional.
2- Suponha ainda que o programa foi implantado. Citem e expliquem duas vantagens e duas desvantagens que este programa trará para a economia brasileira tendo como referência qualquer um dos Fatores de Produção.
As vantegens da implantação do programa é que saberemos exatamente quantas pessoas teremos para a mão-de-obra, poderemos ter um melhor controle na agricultura, pois teremos projeções para quantidade de pouplação e, assim, não degradando e exaurindo a terra com menos frequência, ou seja, um melhor controle da terra.
Suas desvantagens provém também da vantagem, saberemos quanta mão-de-obra teremos, porém, não saberemos como será organizada e especializada a mão-de-obra, logo podendo