Ondas eletro magnéticas
São as ondas geradas por cargas elétricas oscilantes, cuja velocidade no vácuo é de 3 x 108 m/s e por isso ela não necessita de um meio material para se propagar. Exemplo: raio gama, raios-X, onda luminosa.
A GERAÇÃO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
Imagine uma antena de uma estação de rádio:
Na extremidade da antena existe um fio ligado pelo seu centro a uma fonte alternada (que inverte o sentido a intervalos de tempo determinados). Num certo instante, teremos a corrente num sentido e, depois de alguns instantes, a corrente no outro sentido.
A velocidade de propagação de uma onda eletromagnética depende do meio em que ela se propaga.
Podemos resumir as características das ondas eletromagnéticas no seguinte:
São formadas por campos elétricos e campos magnéticos variáveis.
O campo elétrico é perpendicular ao campo magnético.
São ondas transversais
Propaga-se no vácuo com a velocidade "c"
Pode propagar-se num meio material com velocidade menor que a obtida no vácuo.
CARACTERÍSTICAS PRINCÍPAIS DAS RADIAÇÕES
ONDAS DE RÁDIO
“Ondas de rádio” é a denominação dada às ondas desde frequências muito pequenas, até 1012 Hz, acima da qual estão os raios infravermelhos. As ondas de rádio são geradas por osciladores eletrônicos instalados geralmente em um lugar alto, para atingir uma maior região. Logo o nome "ondas de rádio" inclui as micro-ondas, as ondas de TV, as ondas curtas, as ondas longas e as próprias bandas de AM e FM.
MICROONDAS
Micro-ondas correspondem à faixa de mais alta frequência produzida por osciladores eletrônicos. Frequências mais altas que as micro-ondas só as produzidas por oscilações moleculares e atômicas. As micro-ondas são muito utilizadas em telecomunicações.
As ligações de