Caso Corwin Corporation
GESTÃO DE ESCOPO
TURMA 14
Prof. José Fernando
Maio 2014
Grupo:
Andréia de Almeida
Cristiany Ramos
David Soares Reis
Fernanda B. S. Sathler
Ludmila Hinkelmann
Thiago Santana Rocha
CASO CORWIN CORPORATION
1-Quais foram os maiores erros cometidos pela Corwin?
- O processo de tomada de decisão sobre aceitar ou não o projeto ocorreu em desacordo com as práticas vigentes na empresa, que exigia a aprovação do comitê, formado pelo presidente e os três vice-presidentes, onde os projetos eram avaliados por critérios altamente conservadores.
- Não houve uma análise formal do projeto pela Corwin considerando a política vigente na empresa para seleção de novos produtos, que exigia uma resposta positiva a quatro quesitos: margem de lucro do produto diferenciado de no mínimo 20%, lucro total em termos contratuais, viabilidade de o produto diferenciado ser produzido em escala e não ocasionar grandes contratempos para as linhas de produtos existentes.
- A aceitação do projeto ocorreu baseada em uma coleta de requisitos falha, em que considerou somente os requisitos do produto (especificações técnicas), não abordando os requisitos do projeto, que corresponde à descrição das ações, processos e condições que devem ser cumpridas durante o gerenciamento do projeto. Esse fato permitiu que a Petters solicitasse constantes freqüentes mudanças no escopo que não estavam previstas, o que impactou seriamente nos custos. O reflexo também foi percebido quanto a não definição do nível de autoridade do representante da Petters envolvido no projeto, que passou a tomar decisões sem o aval do GP da Corwin, ocasionando também a desmotivação da equipe do projeto.
- A falha da coleta de requisitos do projeto também impactou na elaboração do contrato, que para agravar a situação, o representante da aérea de contratação designado para o projeto não tinha experiência nesse tipo de empreendimento e bem como nessa forma de contratação. Ele atuou de forma passiva