caso concreto 1
Pessoalmente, acho que esse tipo de incoerência é o mais difícil de identificarmos, pois depende profundamente de nosso conhecimento do significado das palavras. Incoerência Sintática: ocorre quando não utilizamos corretamente os meios sintáticos para expressar a coerência semântica. Ou seja, quando empregamos conectivos, pronomes… inadequadamente. Exemplo: “Pessoas ricas procuram o ensino particular. Onde os métodos, equipamentos e professores são melhores.”
O conectivo “onde” refere-se a “lugar, local”. Para evitarmos a incoerência sintática, a frase poderia ser escrita dessa forma: “Pessoas ricas procuram o ensino particular, no qual os métodos, equipamentos e professores são melhores.” Incoerência Pragmática: ocorre quando o sentido de uma sequência de atos de fala é quebrado. Por exemplo:
A: “Você estudou para a prova de hoje?” B: “Lógico!” A: “Achei difícil compreender o tópico dois do capítulo três.” B: “O céu está maravilhoso com as nuvens escuras de chuva.”
A coerência de um texto depende da continuidade de sentidos entre os elementos descritos e inscritos no texto. Ela depende de conhecimento linguístico, conhecimento de mundo, e conhecimento compartilhado pelo leitor;