caso concreto 1
Muita gente tem a idéia de que "esse negócio de Direitos Humanos é coisa prá bandido". Será que é isso mesmo? Afinal, o que são os Direitos Humanos e quem são os seus titulares?
Os direitos humanos são os direitos em que constituí: direitos civis, políticos, sociais, culturais e econômicos. Esses são direitos universais, indivisíveis e interdependentes.
Os direitos humanos se destinam a todos seja ele, homem, mulher, não importa de qual nacionalidade pertence, qual cor da pele possui, se é rico ou pobre, profissão, critérios políticos, e muito menos a qual religião segue, os direitos humanos está destinado a todos os seres humanos, independentemente de qualquer coisa ou característica que possua, todos usufruem dos direitos humanos e tem o direito de lutar para adquiri-los.
O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS.
Os Direitos Humanos são direitos fundamentais do ser humano. Sem eles, o ser humano não consegue participar plenamente da vida em sociedade. Os conjuntos dos Direitos Humanos Fundamentais visam garantir ao ser humano, entre outros, o respeito ao seu direito à vida, à liberdade, à igualdade e à dignidade; bem como ao pleno desenvolvimento da sua personalidade. Porém, relata-se bastante sobre direitos, mas será que eles estão sendo cumpridos à risca pelos três poderes públicos (executivo, judiciário e parlamentar) com respeito aos menos desfavorecidos da sociedade?
Pessoas que ficam esperando intermináveis e angustiantes horas numa fila de hospital visando uma consulta ou algo do gênero e aqueles cidadãos que são excluídos pela perícia médica de receber a aposentadoria, quando assim as circunstâncias o favorecem, são exemplos nítidos da escassez destes direitos.
Diante de tal situação é necessário uma conscientização plena da sociedade: aqueles que são beneficiados e os que beneficiam, ou seja, os direitos (assim como os deveres) precisam ser cumpridos integralmente, independente de raça, cor, credo etc.
Ou a sociedade reconhece