caso concreto 01
As pessoas são influenciadas pelo que vivenciam em seu cotidiano. A sociedade funciona como um espelho de um conjunto de normas, regras e protocolos que tentam definir o que é certo ou errado; dita e impõe regras e costumes para uma possível e comum sobrevivência. Aquilo que se vê, se ouve , e se aprende na infância é o que há de se refletir na vida adulta de um indivíduo, que por sinal, tenta se moldar a esses padrões para não ficar a margem dela e não ser visto como um indiferente.
Mas em que conceito é baseada a sociedade moderna e atual?
Num conceito machista e predominante decorrentes de questões culturais, conservadoras, sócio-econômicas e principalmente religiosas que estabelece que a mulher é um ser frágil, quase um “bibelo”.
Essa diferença entre homens e mulheres perduram séculos e séculos e se transformou na guerra dos sexos pela igualdade. A importância que a sociedade tem nessa situação é nenhuma; a sociedade não é importante em si, (porque há muitas sociedades falidas) e sim a justiça, o caráter, os bons valores e costumes à ela agregados. É preciso que haja uma nova mentalidade que produza não uma “raça de homens” e uma “raça de mulheres”, mas que produzam valentes e bons seres humanos, que se esforcem para sair do caos, manejando a virtude como herança às gerações vindouras.
2-Qual seria a perspectiva das Ciências Sociais para explicar as diferenças comportamentais e físicas entre os sexos?
A perspectiva esta nas diferenças comportamentais que estão ligadas a região em que vive, tempo na história, criação e tradições de determinados lugares ou povos.
Exemplo, Se olharmos para a mulher neandertal, teríamos uma imagem incrivelmente e assustadoramente diferente da que conhecemos nos dia atuais, eram mulheres robustas, carnívoras, brutais, dependiam da caça e da pesca para se alimentar tanto quanto um homem; Quando tinham filhos a caça era