resenha do livro o segredo de luisa
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa. São Paulo: Cultura, 1999. 312 p.
No livro “o Segredo de Luísa”, o autor Fernando Dolabela enfatiza o cotidiano do empreendedor, ou seja, aborda a questão do empreendedorismo, através de uma linguagem simples e clara, demonstrada por um romance. Para tal, o autor enfatiza a luta de se abrir um negócio e as questões relacionadas para conclusão deste empreendimento. Assim aborda os conteúdos técnicos que abrangem o empreendedorismo e as ferramentas gerenciais, tais como: o marketing, plano de negócios, finanças, entre outras.
O livro encontra-se dividido em seis capítulos, cada qual com uma representação. Tais representações encontram-se interligadas a questão do empreendedorismo. No que tange os capítulos que compõem o livro, um complementa o outro. Assim sendo, o primeiro capítulo aborda a motivação e o perfil do empreendedor; o segundo capítulo aborda a validação de uma idéia; o terceiro capítulo aborda o empreendedor na busca por ajuda; o quarto capítulo aborda o plano de negócios; o capítulo aborda a busca de recursos para á implementação da empresa, ou seja, do empreendimento e o sexto e último capítulo aborda a consolidação, ou seja, o empreendimento em si, a conclusão do mesmo.
O livro narra á história de Luísa, estudante de odontologia que sonha em possuir sua própria empresa. Influenciada pelo sucesso da Tia neste segmento e por sua experiência profissional em uma clínica odontológica da pequena cidade de Ponte Nova interior de Minas Gerais, bem como, pelo “descobrimento” de seu lado empreendedor, Luísa decide abrir um negócio – uma fábrica de goiabadas em tabletes. Para tanto, a mesma não possuía recursos (dinheiro) para este novo empreendimento.
Com a ajuda da Tia e do professo Pedro que lhe ensino sobre este seu novo cotidiano “empreendedorismo”, Luísa começa a investir em si mesma através dos estudos e pesquisas em torno do empreendedorismo (dos clientes, do mercado de autuação, do