conceito de esclarecimento
Na dialética do esclarecimento eles concebem a história do pensamento como um constante processo de auto-destruição das formas de pensar, culminando na razão instrumental, que transforma a razão em técnica. " A técnica é a essência desse saber, que não visa conceitos e imagens, nem o prazer do discernimento, mas o método, a utilização do trabalho de outros, o capital"
Essa instrumentalização do pensamento teve enorme influência dos iluministas, principalmente de Kant, que entende a razão como " a saída do homem de sua menoridade, da qual é o próprio culpado". Após a dominação do pensamento pelo homem, este domina a natureza e, consequentemente, toda a sociedade, estabelecendo uma ordem de classses, onde os detentores do poder econômico exercem influência em todos os âmbitos. A ordem estabelecida é postulada como lógica natural derivada de uma razão abstrata. As coisas acontecem conforme os princípios as estabelecem. O sistema instila um bom senso no indivíduo, para que este aja de acordo com os interesses dominantes, mas com a sensação de liberdade. "As leis lógicas estabelecem as relações mais gerais no interior da ordem, elas as definem"
Em seguida dessa dominação econômica da sociedade, todos os conceitos e costumes formulados posteriormente, principalmente a moral, terão influência burguesa e serão seguidos pela massa: o casamento, a industria cultural, o individualismo, o fascismo etc. Em relação ao casamento burguês, é criticado como tendo por essência a subjugação de gênero. " O cristianismo transfigurou no casamento, como união dos corações, a hierarquia dos sexos e o jugo imposto ao caráter feminino pela ordenação masculina da propriedade, aplacando assim a lembrança de um passado mais feliz desfrutado pelo sexo feminino