Direito
Caso Concreto:
A partir dos estudos desenvolvidos em sala de aula a respeito do índice de Desenvolvimento Humano, podemos citar e fazer comparações, de como se posiciona a psicologia, por exemplo, diante do tema.
O IDH é medido pela utilização de critérios como, grau de escolaridade (que consiste em analisar a média de anos de estudo da população adulta; A expectativa de vida escolar e o tempo em que uma criança permanece matriculada em uma instituição de ensino.); Renda (que consiste na medida do RNB – Renda Nacional Bruta, per capita que mede o poder de compra dos habitantes, considerando ainda os recursos financeiros oriundos do exterior.) e por fim é medido também o Nível de Saúde (que mede a expectativa de vida da população e reflete as condições de saúde e dos serviços de saneamento ambiental.)
Ou seja, o IDH visa medir e mostrar através de um percentual o desenvolvimento básico do ser humano, o que ele precisa basicamente para sobreviver.
Já para a Psicologia, o Desenvolvimento Humano vai muito além, do que é necessário para a sobrevivência de um ser humano, ele é medido por diversos fatores que desrespeitam a sociedade em que o indivíduo esta imerso por exemplo. Para a Psicologia, podemos citar como fatores que influenciam o Desenvolvimento Humano, a Hereditariedade (que consiste em avaliar a carga genética que é estabelecida ao indivíduo, que pode ou não se desenvolver. A inteligência, por exemplo, pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que esse indivíduo se encontra.); Crescimento Orgânico (que se refere ao aspecto físico desse indivíduo.); Maturação Neurofisiológica (é o que torna possível determinado padrão de comportamento.) e por fim, o Meio (que consiste no conjunto de influências e estimulações ambientais, alterando os padrões de comportamento do indivíduo.). Logo, podemos concluir que Desenvolvimento Humano para a Psicologia, busca acompanhar a “evolução” do indivíduo desde o ventre da mãe até a velhice,