Caso: como vai a ibm?
REÚNA OS FATOS
I) No início da década de 1.990 a IBM amargou um enorme prejuízo de US$ 16 bilhões.
II) O novo presidente Louis Gerstner, de cara cortou US$ 3 bilhões em despesas e demitiu cerca de 40 mil empregados.
III) Ao invés de desmembrar a empresa, o novo presidente optou por mantê-la intacta, na presunção de que a companhia é mais competitiva como um conjunto uníssono.
IV) Seu principal desafio é despertar o sentido de urgência e mudança em uma gigantesca organização, composta por 216 mil funcionários formados dentro de uma cultura rígida.
V) A IBM atrasou o lançamento de novas tecnologias de PC, produziu menos do que o mercado desejava e perderam consumidores e varejistas para outras marcas.
VI) Falta à IBM objetivo comum, visão global e agilidade para mudar rapidamente.
VII) Indícios de nova estratégia a longo prazo para a IBM, como guinada em direção aos serviços que correspondem 10% do faturamento mundial; adoção dos chips Power PC (fabricados por uma associação entre IBM, Apple e Motorola) para liberar a empresa da decadência da Intel; e direção no sentido de um sistema operacional comum a ser construído para toda sua linha de produtos, tornando-os intercambiáveis.
AVALIE OS FATOS
Os fatos de maior relevância são III, IV e VI, pois abordam a estrutura e cultura organizacional da empresa.
O fato VII, retrata a iniciativa da IBM, cujas estratégias a longo prazo, poderiam contribuir para alavancar a empresa no seu segmento de atuação e consequentemente alcançar novos consumidores e reconquistar os que migraram para outras marcas.
DEFINA O PROBLEMA
- Falta à IBM objetivo comum, visão global e agilidade para mudar rapidamente.
- Como os funcionários são criando dentro de uma estrutura rígida há resistência no sentido de mudanças.
- Perda de espaço no mercado.
ESTABELEÇA ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO
- Subdividir a empresa em áreas com autonomia crescente, onde cada área deverá ter seu compromisso de atingir objetivos de