A História dos Computadores e Mainframes
Iremos mostrar com detalhes o que vem a ser um computador e um mainframe. Mostraremos a evolução dessas máquinas que foram um marco na história da humanidade, bem com um avanço na tecnologia. Identificaremos todos os pontos que fizeram com que isso pudesse acontecer e mostraremos também a comparação entre os ambientes de alta plataforma(mainframe) e os ambientes de baixa plataforma(Computadores), verificando os pontos fortes de cada ambiente junto ao ambiente comercial.
2.Computador
Equipamento ou dispositivo capaz de armazenar e manipular, lógica e matematicamente, quantidades numéricas representadas fisicamente. Exemplos de computadores: ábaco, calculadora, computador analógico, computador digital.
Os computadores modernos surgiram no final da década de 40 e ocupavam prédios inteiros devido à quantidade de componentes necessários e ao tamanho dos mesmos. Com o passar dos tempos, esses componentes diminuíram e ficaram mais baratos, o que possibilitou que um computador pudesse ser colocado em cima de uma mesa (ou até mesmo ser carregado no bolso) e qualquer indivíduo pudesse utilizá-lo.
Uma das grandes vantagens do computador é a sua multifuncionalidade. O computador pode ser utilizado como instrumento de trabalho, entretenimento, diversão e etc. Instrumento de criação de textos, imagens, sons e vídeos. Instrumento de fragmentação de informações, banco de dados. Instrumento de simulação em treinamentos, planilhas, planos de apoio, gerenciamento de pesquisas. E também como instrumentos de diversão com os jogos, que a cada dia se tornam mais reais e interativos.
Segundo Pierre Lévy, no livro "Cibercultura", O computador não é mais um centro, e sim um nó, um terminal, um componente da rede universal calculante. Em certo sentido, há apenas um único computador, mas é impossível traçar seus limites, definir seu contorno. É um computador cujo centro está em toda parte e a circunferência em lugar algum, um computador hipertextual, disperso,