Evolu O E Gera O De Computadores Tipos De Computadores 1
DEPARTAMENTO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
TRABALHO INVESTIGATIVO DE
INFORMÁTICA
TEMA:
DOCENTE:
__________________________
ENG.º CELSO VICENTE RAMOS
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO CATÓLICO DE BENGUELA
DEPARTAMENTO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
TRABALHO INVESTIGATIVO DE
INFORMÁTICA
TEMA:
ELABORADO POR: FRANCISCA DA CONCEIÇÃO SILVA XAVIER
TURMA: B
1º ANO
PERÍODO: PÓS-LABORAL
CURSO: CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO O objectivo do presente trabalho é abordar a Geração da Computação considerando a evolução das tecnologias de fabricação do hardware e a evolução dos sistemas operacionais até os dias actuais, o que resultou na automação dos processos aritméticos e conduziu à tecnologia dos computadores. Esta monografia apresenta as gerações e tipos de computadores.
A história da informática confunde-se com a própria história humana, concebendo-a como sendo a ciência da informação.
Os primeiros instrumentos que o ser humano utilizou para facilitar os cálculos foram, sem dúvida, os dedos das mãos. Essa "ferramenta" era suficiente para a época, pois as operações aritméticas a serem efectuadas eram muito simples.
Com a evolução da sociedade em que vivia, o homem deparou-se com situações que envolviam cálculos cada vez maiores e complexos. Dessa necessidade surge o primeiro instrumento criado especialmente para auxiliar a realização dos cálculos: o Ábaco, que foi utilizado durante 5.000 anos e ainda hoje, vem sendo, com algumas modificações em determinados lugares do mundo, como no Japão, China, União Soviética, entre outros.
O computador é uma máquina que processa informações electronicamente, na forma de dados e pode ser programado para as mais diversas tarefas.
As fases do processamento são:
Entrada de Dados (Informações iniciais);
Processamento (Instruções);
Saída de Dados (Resultados).
Vamos supor que você solicitou ao computador somar 2+2. Os dados entram no computador através do teclado, a Unidade Central os