mainframe
Sistemas Operativos para servidores de grande Porte (Mainframes)
Conteúdo teórico
Computadores de grande porte, também conhecidos por Mainframes (termo que se refere ao gabinete principal que alojava a unidade central de fogo nos primeiros computadores), são computadores dedicados principalmente ao processamento de um volume enorme de informações para uma rede extensa de computadores.
História:
Os mainframes nasceram em 1946 e ao longos dos tempos foram sendo aperfeiçoados.
Foi a 7 de Abril de 1946 que a IBM apresentou o System 360, mainframe que, na altura, foi o maior projeto da empresa. Já no fim da década de 70, e ao mesmo tempo que cresciam outros sistemas para grandes corporações, começaram a reduzir o tamanho destas máquinas para chegarem a clientes menores. (FIGURA2, refere-se ao system 360)
Atualmente a IBM produz quatro versões de mainframes, denominados System Z series, que modernizados, suportam diversos sistemas operacionais: z/OS , z/VSE, z/VM, Linux on System z e z/TPF. (FIGURA 3, refere-se ao system z10)
Vantagens e Desvantagens de um Mainframe:
Claramente uma das enormes desvantagens de um Mainframe é o seu custo, pois este é significativamente mais elevado do que de um computador normal. No entanto, a implementação de um destes computadores num local de trabalho pode ser uma solução rentável, já que este mesmo tem a capacidade de fazer o trabalho de vários outros computadores, levando por exemplo, a que certas atualizações demorem muito menos tempo bem como o processamento de certas tarefas.
A estabilidade de um mainframe é uma vantagem significante comparativamente com outros tipos de computadores, este fato é bastante importante principalmente num ambiente de elevado uso computacional, mas a simples falha do hardware pode levar a que todos os utilizadores fiquem com problemas.
Estas máquinas de grande porte têm também a capacidade de rodar vários sistemas operacionais ao mesmo tempo.