Caso Clínico
Disciplina : Micologia
Caso Clinico :
TRICHOSPORON BEIGELLI
Introdução:
Trichosporon Beigelli é uma levedura, é regularmente associado com os nódulos suaves de piedra branca, e foi envolvido em uma variedade de infecções oportunistas no paciente imunodeprimido.
Características do Paciente: nódulos que variam entre branco e castanho-claro, de diversas formas e tamanho, nos pêlos genitais, bigode, barba, axililas e couro cabeludo(com menor frequência). O folículo piloso não sofre alterações, mas a pele subjacente pode estar afetada com lesões eritêmato-escamosas, sem bordas nítidas, úmidas e pruroginosas. O T.beigelli pode disseminar-se e produzir lesões cutâneas pustulosas, nodulares, purpúricas ou necróticas.
Amostra a ser coletada:
A coleta do material biológico depende da localização da micose. No caso de pele, é realizado um raspado na borda da lesão com o auxilio de lâmina de bisturi. No pêlo retira-se o mesmo com auxilio de uma pinça estéril. Essas amostras devem ser colocadas em placas de petri estéreis e identificados corretamente para posterior processamento.
Análises
As análises realizadas dependem do material biológico.
- EXAME MICOLÓGICO DIRETO: A amostra clínica do pêlo é colocada sobre a lâmina e clarificada com KOH a 10-40% que permite a visualização de elementos micelianos perpendiculares à superfície do pêlo, em forma de nódulo. Microscopicamente evidenciam se hifas artrosporadas hialinas e presença de artroconídeos e blastoconídeos no interior do nódulo.
- CULTURA: O material pode ser semeado em Ágar Sabouraud dextrose (cicloheximida é inibitório), e incubado entre 25° e 30° graus. As colônias crescem rápido apresentando-se cremosas, leveduriformes, branco-amareladas,superfície lisa, tornando-se rugosas e cerebriformes mais tarde.
Características morfológicas:
Microscopicamente evidenciam se hifas artrosporadas hialinas e presença de artroconídeos e