Caso Clínico. E.coli
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA CLÍNICA
DISCENTE: RENATA MEDEIROS DOS REIS
CASO CLÍNICO III
1. Quadro Clínico:
Um homem de 81 anos de idade foi hospitalizado com histórico de 38,5ºC nos cinco dias precedentes. Tornou-se residente de um pensionato local por três anos devido ao seu estado de confusão e incapacidade de cuidar de si mesmo. Entretanto, era capaz de vestir-se e andar pelo bairro ate uma semana antes da sua hospitalização, quando reclamava de fraqueza e de não conseguir levantar-se da cama. Com exceção de uma infecção do trato urinário quatro semanas antes, da qual foi tratado com ampicilina por 10 dias, não apresentou doença recente.
Duante o exame físico, descansava confortavelmente na cama, mas parecia confuso e um tanto infeliz a cerca da mudança de ambiente. Estava com 39ºC, e os outros sinais vitais estavam normais. Não haviam achados físicos localizados; o exame do abdome não apresentou alteração.
Enquanto os funcionários do pensionato e os médicos ponderavam sobre as possibilidades de diagnóstico, na manhã seguinte, ao pé da cama, sua conversa foi interrompida por uma enfermeira, que informou ao grupo que o paciente tivera duas evacuações intestinais durante a noite. Uma amostra de fezes foi enviada para o laboratório. O tratamento específico para a diarreia foi associada a antimicrobianos de amplo espectro e metronidazol oral. O paciente não apresentou febre nas 36 horas seguintes e voltou ao pensionato sem que testes laboratoriais tivessem reportados/realizados por 72 horas.
Com base nos dados clínicos e laboratoriais, propomos as seguintes questões para discussão do caso:
1. Como a infecção urinária pode estar relacionada ao desenvolvimento da diarreia?
RESPOSTA: A possível correlação que podemos fazer entre a IU e a diarreia deste idoso, seria o fato da escolha do antibiótico ter sido inadequada, pois dependendo da bactéria, no caso, supondo que se