CASOS CL NICOS 2
Curso:Biomedicina
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA CLINICA
PROF.: ALEXANDRA DE SÁ POCCESCHI
NOME: Luiza Freire,Nathalia Moreira
CASO CLÍNICO#1
1)Intoxicação alimentar,lactante.
2) A EPEC é comum em pacientes lactantes e apresenta aderência medieval por cromossomos,ETEC é conhecido por diarréia do viajante e aderência da ETEC por fatores de colonização específicos, com liberação de exotoxina termolábil que se liga às células epiteliais através da subunidade B, introduzindo a subunidade A,ativando a adenil-ciclase,com aumento na concentração de AMPc que resulta em hipersecreção intensa e prolongada de água e cloretos com inibição da reabsorção de sódio.
3)A E.Coli está presente na microbiota da própria pessoa sendo oportunista,podendo ser transmitida através do contato pessoa a pessoa,a Salmonella não thypi é transmitida por contaminação de alimentos.
4)Não há tratamento específico,as sulfonamidas,a ampicilina,as cefalosporinas etc,podem ser usados,mas deve ser feito o antibiograma.
5) Salmonella typhi atinge os vasos linfáticos e a corrente sanguínea e não typhi não atinge ou de rara ocorrência.
CASO CLÍNICO#2
1)Infecção do trato urinário
2)O médico teria que ter pedido análises microbiológicas e realizar séries bioquímicas.
3)Pelo fato da paciente não ter realizado antibiograma,o microrganismo que causou a infecção pode ter resistência a esse antibióticos.Mas também pode ocorrer que a paciente não tomou corretamente o antibiótico.
4)Deve ser feito provas bioquímicas oxidase,catalase,produção de indol,fermentação de glicose.
5)E.Coli,pois os sintomas como hematúria ,aumento da frequência urinária e dor nos flancos esta associada a esse microrganismo.
6) Foi importante para determinar qual antibióticos teria que ser usado na situação,se houvesse feito o antibiograma logo na primeira consulta,não teria evoluído para uma infecção mais grave.
7) No exame Ultrassom pode analisar as características morfológicas do órgão, podendo assim identificar se