EPF - exame parasitológico de fezes
Os protozoários intestinais de maneira geral são unicelulares, possuem apenas um núcleo e possuem diversas formas: oval, bisólio, achatados, etc. Possuem estruturas de locomoção que geralmente são cílios e flagelos. Possuem fases durante seus ciclos de vida, bem definidas: os cistos, oocistos e trofozoítos.
Reprodução dos protozoários: Assexuada (divisão binária, brotamento ou esquisogonia); Sexuada (fusão dos dois núcleos).
Locomoção, como já mencionado, se locomove com ajuda de uma ou mais organelas de locomoção: cílios, flagelos, pseudópodes no caso dos trofozoítos e tbm microtúbulos.
Contaminação: todos os PI são transmitidos por via oral, injestão de água ou alimentos contaminados ou por via fecal-oral. A maiora dos de contaminação de PI são assintomáticos, mas podem desenvolver casos sintomáticos dependendo do grau de infectividade. Acometem principalmente crianças, pelo fato da higiene das crianças não serem adequadas, os cistos, forma infectante, são resistentes ao processo de cloração normal da água e a maioria são considerados inocus porque além do homem, eles parasitam outros animais.
Protozoário do gênero Entamoeba, Giardia e Cryptosporidium.
Gênero Entamoeba
Envolve várias espécies, as principais sãoas comensais: a E. dispar e E. coli, são referidas como complexo porque não podem ser distiguidas na visualização ao microscópio de acordo com a morfologia e são apatogenicas, não causam nenhum tipo de sintomatologia no indivíduo.
Tem tbm a E. artimania e gengivalis que podem ser encontradas na mucosa oralcausando tartaro