caso clinico sistema cardiaco
Departamento de Química e Exatas- DQE
Disciplina: Farmacodinâmica I
Professor: Dr Raphael F Queiroz
Discente: Eric Natan Magalhães de Andrade
Caso clínico
O paciente D.A.S de 47 anos, sexo masculino,branco, casado , peso de 92 kg e 1,78 de altura. Compareceu a um consulta de cardiologia se queixando de dores na nuca, visão embaçada e dormência nos braços. A pressão arterial medida no consultório foi de 127/90mmHg e os batimentos por minutos foram de 77bpm .O médico pediu que o paciente usasse uma aparelho de monitorização ambulatorial da pressão arterial por 24 horas(MAPA) ,durante o dia esse aparelho mediu a pressão arterial a cada 15 minutos. Nestes momentos ele emitia um som antes de iniciar a insuflação do manguito,e era necessário colocar o braço junto ao corpo de forma relaxada ou sobre uma mesa e não movimenta o braço durante a medição da pressão arterial. Após o fim da medição poderia ser retomada suas atividades normais. E no período da noite a partir do momento indicado como início do sono, o aparelho passou a medir a pressão a cada 20 minutos, sem emitir bip antes da medida.
Laudo Médico
a)Qualidade do procedimento
Procedimento de boa qualidade técnica, tendo sido obtidas nas 24h51min . De exame um total de 111 medições, com porcentagem de sucesso de 94%(104 medições validas).
b)Pressões Sistólicas
As cargas pressóricas (% de medidas acima de 135mmHg durante a vigília e 120mmHg durante o sono)foram respectivamente de 51%,55% e 47%,nos períodos total, vigília e sono. Admite-se como anormais valores superiores a 50%.
O maior valor de pressão sistólica obtido na vigília foi de 155mmHg ás 16:45 horas.E no sono de 166mmHg ás 23:12 horas.
A média da pressão sistólica nas 24h51min.de exame foi de 130 mmHg. Admite-se como anormais valores acima de 130mmHg).
c)Pressões Diastólicas
As cargas Pressóricas (% de medidas acima de 85 mmHg durante a vigília e 70mmHg durante o sono)foram