Cardiologia
[pic]
[pic]
Semiologia do Sistema Cardiovascular
Introdução:
-Particularidades:
-Bovinos: o coração está localizado entre o 3º e o 5º espaço intercostal, sua base está a aproximadamente 6cm acima da articulação escapulo umeral e seu ápice está levemente direcionado caudalmente e à esquerda.
-Pequenos Ruminantes: o coração está localizado entre a 3ª e a 6ª costela e é praticamente recoberto pelos pulmões.
-Eqüinos: o coração está localizado do 3º ao 6º espaço intercostal.
Exame Clínico:
1- Identificação do paciente: espécie, raça, idade, sexo, uso e ambiente (região endêmica de dirofilariose).
2- Anamnese: queixa principal, sinais e sintomas, evolução clínica da doença, manejo nutricional e higiênico-sanitário, condicionamento físico e medicamentos (dose e freqüência).
3- Exame físico:
3.1-Inspeção Direta:
3.1.1-Avaliação Física e Comportamental: verificar edemas, pulso venoso, postura dos membros torácicos (abdução na tentativa de respirar melhor, diminuir dor em casos de reticuloperitonite traumática), observar se há dilatação de veias (Ex.: jugular ou mamária) e anóxia (palidez de mucosas).
*Edemas apresentam sinal de Godet positivo.
3.1.2-Exame das Mucosas: avaliação da coloração (coloração azulada – distúrbio relacionado à hematose)
3.1.3-Avaliação do Estado Circulatório Periférico: TPC – para avaliar o estado hídrico do animal (sinais de desidratação e hipovolemia).
3.1.4-Avaliação dos Vasos Sanguíneos: avaliação da veia jugular (dilatações – massas intratorácicas, endocardite, efusão pericárdica ou sobrecarga iatrogênica de volume são causas de dilatação na veia jugular)
3.1.5-Pulsos Venosos:
-Pulso venoso negativo: fisiológico e é observado durante a fase final da fase diastólica.
-Pulso venoso positivo: patológico e é observado desde a entrada no tórax, propagando-se em direção à mandíbula, durante a fase sistólica ventricular. É decorrente da