Unidade web metodologia ciencias e normas técnicas 04
Este é um estudo das práticas didático-pedagógicas dos cursos de graduação em administração enquanto estratégias de ensino que, na percepção dos alunos empreendedores, podem incentivar ou inibir o empreendedorismo.
A pesquisa foi feita em duas etapas. A primeira, um levantamento inicial de práticas em uso e na segunda, foram aplicados questionários a concluintes de cursos de graduação em administração da Região Metropolitana do Recife, investigando o incentivo ou inibição em relação ao empreendedorismo, de quinze práticas didático-pedagógicas.
Até onde vale a percepção dos alunos empreendedores, o estudo indica claramente que práticas simuladoras de atividades empreendedoras tendem a incentivar o empreendedorismo nos alunos, enquanto as que se restringem à transmissão do conhecimento tendem a não incentivar.
*FERREIRA, Paulo G. Gomes e MATTOS, Pedro Lincoln C. Leão. Empreendedorismo e práticas didáticas nos cursos de graduação em administração: os estudantes levantam o problema. Disponível em http://www.ufpe.br/gepec/exemplos/11_artigo01(pedrolincolnepaulogitirana).pdf Acesso em 29/07/2009. [Texto adaptado pelo Prof. Carlos Honório Pinheiro para as aulas de Metodologia da Universidade Anhembi Morumbi]
Pela descrição da pesquisa contida no texto acima, pode-se afirmar que ela é uma:Resposta
Resposta Selecionada: c.
Pesquisa Exploratória
Resposta Correta: c.
Pesquisa Exploratória
Feedback da resposta: Alternativa correta: Pesquisa Exploratória
Pesquisa exploratória é um estudo preliminar em que o maior objetivo é se tornar familiar com o fenômeno que se quer investigar, de maneira que o estudo principal a seguir será planejado com grande entendimento e precisão.
Têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, com vistas na formulação de problemas mais precisos. . Pergunta 2