Carta do livro molecagem
Prezado Senhor Luiz Cláudio Cardoso,
Escrevo esta carta, para parabeniza-lo pelo seu livro MOLECAGEM, pois tive o prazer de conhecer esta obra. Gostaria que soubesse, que não sou bom leitor, quero dizer que não gosto muito de ler , tenho pouca paciência para chegar ao fim do livro , principalmente se ele tiver muitas paginas. Mas preciso ler, porque e uma exigência na matéria de português da escola onde estudo.Vou ser sincero, que a escolha desse livro foi feita exatamente por ser uma historia curta , ou seja um livro de poucas paginas.Mas, gostei tanto da historia ,que tenho certeza, que se ela fosse mais longa, sem duvidas iria ler ate o final .Por isso que resolvi escrever esta carta. E com todo respeito, que gostaria de fazer algumas observações e deixar aqui minha opinião.
Logo no inicio do livro na página cinco PRA COMEÇO DE CONVERSA, o senhor fala um pouco sobre a cidade do Rio de Janeiro, achei legal, pois ajuda na imaginação do leitor, principalmente aquele que não conhece esta cidade. Concordo plenamente quando o senhor diz, que as pessoas associam Rio de Janeiro a carnaval, mas não achei bom, quando o senhor fala sobre a ligação do carnaval, favela e jogo do bicho, porque sabemos, que o jogo do bicho no nosso pais e proibido; as favelas infelizmente são vistas com muito preconceito pela maioria , então acho que não ficou legal porque da a impressão, que a imagem do Rio de Janeiro ficou um pouco denegrida para aqueles não nunca foram ao Rio. Acho que não precisaria deste comentário.
Mais adiante, na pagina dez onde o senhor fala sobre OS MORADORES , tem um parágrafo que achei preconceituoso, na parte onde fala da moradora do 203, dizendo que aquela senhora devia ser viúva ou separada, entendi que o senhor nem sabia ao certo pra falar dela, e outra coisa disse que ela vivia fazendo plásticas. Se ela podia pagar as plásticas deixasse ela fazer, porque afinal o corpo e dela e ninguém tem nada a ver