Roteiro de leitura -memórias de um sargento de milícias
1.Obra:
O livro “Memórias de um Sargento de Milícias” conta a história de Leonardinho, um garoto filho de imigrantes portugueses,que logo em seus primeiros anos de vida abandonam o garoto com seu padrinho.O garoto cresce fazendo sacanagens com os outros, levando uma vida mole e vadiando.Já adulto é preso varias vezes por vadiagem, até que Major Vidigal o convida a ser granadeiro e seu auxiliar.Mesmo exercendo bem sua função ele as vezes traia a confiança do Major Vidigal e aprontava. No fim do livro após o marido de Luisinha,a quem Leonardinho ama,morre, Leonardinho retoma seu namoro com ela e pretendem se casar , como um sargento granadeiro não pode se casar, o casal,com o apoio de Maria Regala,mulher de Vidigal pedem para o major promover Leonardinho para este poder se casar.Promovido Leonardinho vira sargento de milícias, o que justifica o título do livro.
2.Autor:
Manuel Antônio de Almeida nasceu dia 17 de novembro de 1831 na cidade do Rio de Janeiro,e morreu jovem,com 30 anos , dia 28 de novembro de 1861 em Macaé ,litoral do Rio de Janeiro.Fez faculdade de medicina e se formou em 1855 , mas nunca exerceu a profissão.Por dificuldades financeiras começou a ser jornalista e fez faculdade de letras.Trabalhava em um jornal chamado:”Correio Mercantil” , o qual era redator e escrevia um suplemento chamado pacotilha.Nesse suplemento escreveu seu único livro, a novela romântica:” Memórias de um sargento de Milícias”, de 1852, foi seu único livro. Retrata as classes média e baixa, algo muito incomum para a época, na qual os romances retratavam os ambientes aristocráticos. A experiência de ter tido uma infância pobre influenciou Manuel Antônio de Almeida no desenvolvimento de sua obra.
Fora essa obra Manuel escreveu várias crônicas, críticas, artigos e até uma peça de teatro, que não tiveram tanto sucesso e foram lançadas em 1991 em um livro