Cardiologia
INTRODUÇÃO
Cardiologia (em grego: Καρδιολογία lit. Estudo do Coração) é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.
O médico especialista nessa área é o cardiologista.
Os exames mais comum, feito por rotina durante uma consulta de cardiologia é o Eletrocardiograma.
Evolução da Cardiologia
As intensas transformações socioeconômicas que a humanidade vivencia desde o final do século XIX, caracterizadas especial- mente pela industrialização e pela urbanização das populações, continuam a agir como mola propulsora das modificações dos hábitos de alimentação, da redução do grau de atividade física e do aumento do estresse emocional. Estas mudanças ocorreram simultaneamente ao controle das doenças infecto-contagiosas e as doenças cardiovasculares passaram, portanto, a ser a principal causa de morte no mundo, especialmente no Ocidente.
Além disso, o grande progresso tecnológico em geral e da tecnologia da informação, especialmente nos últimos anos, beneficiaram grandemente a especialidade, que hoje se encontra mais preparada para enfrentar os desafios representados pela ampla prevalência destas doenças. Por isso é natural que a espe- cialidade, atualmente, alcance tamanho destaque na medicina e em toda a mídia leiga. Contudo, o interesse pelo funcionamen- to do coração tem raízes mais antigas. Povos e civilizações pro- curaram estudar este órgão que sempre despertou a investiga- ção e inspirou mitos.
Linha Do Tempo
A história da Cardiologia inicia-se com o interesse em aprofundar os conhecimentos sobre a circulação. No papiro de Smith, atribuído a Imhotep, encontra-se uma descrição do coração e da sua ligação com os vasos sangüíneos - naquele documento chamados de canais -, os quais se distribuíam pelo corpo. Este papiro, com