Caso Cajo
Grupo: Daniel Felisoni ; André Sprone ; Victor Chang ; Felipe Lima ; Nelson Brazan
Turma AE 4
Prof. Consenza
1. Tendo em vista que a empresa possui apenas 1 produto que atende 3 diferentes mercados (alimentício, fotográfico e industrial), a estrutura mais adequada é a matricial por gerência de mercados, representada abaixo. Seriam atribuídos gerentes para cada mercado específico e os três subordinados à gerência de marketing.
2. Nesse caso, os gerentes seriam de mercado, entretanto, teriam atribuições de gerentes de produtos convencionais. Essa escolha se dá pelo fato de que a empresa fabrica apenas 1 produto mas que se destina a diferentes mercados. Dessa forma, cabe ao gerente de cada um deles, conhecer bem o produto, mas principalmente saber manuseá-lo nas diferentes condições que cada mercado apresenta. Não é possível adotar uma única estratégia de venda e de marketing, por exemplo, para todos os três mercados, uma vez que diferem consideravelmente entre si.
3. As atribuições do Gerente de Produto (Mercado) estão mais corretamente descritas na proposta 2. No caso CAJO, o gerente escolhido deve conhecer profundamente o mercado de seu produto e principalmente, saber se comunicar e relacionar para garantir que a estratégia elaborada para o tal mercado seja implementada corretamente e de resultados. Dessa forma, a elaboração de um plano de marketing congruente é uma das principais atribuições do gerente. Também deve estabelecer preços competitivos procurando aumentar as vendas e a participação de mercado. Sucesso para tal depende muito da avaliação dos concorrentes, outra atribuição essencial ao gerente, que deve, também, acompanhar as vendas e estabelecer metas condizentes.