Importância do diálogo intercultural
No nosso planeta existe uma imensa diversidade cultural. Cada cultura é caracterizada por um conjunto de pessoas que se relacionam entre si, de forma mais ou menos organizada, cooperando umas com as outras. O modo de vida próprio de uma sociedade é o que se pode designar por cultura, na qual, se manifesta por formas específicas e divergentes. Como cada cultura é diferente em modos de agir e pensar é necessário existir meios de comunicação entre estas populações para se chegar a conclusões mutuas.
Embora a globalização esteja a evoluir, através de intercâmbios internacionais e principalmente através das tecnologias, que possibilitam um meio de comunicação entre países/ culturas, é necessário enfrentar algumas barreiras interculturais. Embora a comunicação esteja a melhorar, na maior parte das vezes os países não conseguem chegar a consensos continuando a sociedade a desenvolver-se no mesmo ambiente.
Existem algumas barreiras que impossibilitam o diálogo intercultural, tais como os estereótipos culturais, onde as pessoas que vivem de uma determinada maneira têm sempre a tendência a ter estereótipos semelhantes; os acontecimentos passados e ainda as religiões diferentes, que aceitam comportamentos distintos, entre outras.
Quando estes problemas forem resolvidos vai ser possível existir um diálogo entre culturas. Através do diálogo entre culturas, todos os povos passariam a ter mais benefícios pois todos os povos iriam trabalhar para dar respostas comuns aos desafios da humanidade. Para além disso, permitiria também o enriquecimento cultural; a troca e a partilha de ideias, que mais tarde levaria a um consenso; a igualdade entre todos os Homens de direitos e deveres e ainda daria respostas a problemas que todos os povos têm em comum como a guerra, a fome, a poluição, as doenças etc. Estes benefícios levariam, por sinal, à resolução do problema da guerra pois todos os povos iriam ter paz caso discutissem os problemas antes de