Problemas Contábeis dentro das empresas
Todos os setores de uma empresa podem de alguma forma gerar um transtorno no setor contábil. Isto acontece porque ás vezes mínimos detalhes, que alguém pode achar insignificante, tem grande importância para a contabilidade, pela disciplina contábil ser totalmente exata, não admitindo qualquer divergência de informações. E como este setor não consegue ter controle total das atitudes tomadas nos outros setores, está sujeito a pequenos ou grandes equívocos dependendo da situação se o fato gerador não for descoberto e solucionado rapidamente.
Um exemplo é o setor de Recursos Humanos (RH), que toda empresa possui, independente do seu porte. Quando pequenas, as empresas recorrem a um escritório contábil para terceirizar este serviço, que necessita de um profissional disciplinado e responsável para desempenhar está função de grande importância para o crescimento da empresa.
São muitas as atividades praticadas dentro do RH. É o setor que cuida da parte de contratação de novos profissionais, isso querer um preparo para saber escolher um empregado que sem mostrar seu conhecimento pratico, é o ideal para a vaga, diante de vários concorrentes. Também cuida de toda parte de geração de valores que serão pagos aos funcionários, referente aos seus salários, horas-extra, férias, adicional, entre vários outros motivos que podem gerar aumento ou desconto no valor total.
Colocando estes serviços em ligação com a Contabilidade, podem existir vários erros geradores de futuros problemas contábeis. Por exemplo, na folha de pagamento se os valores são gerados por sistemas que programados pelo usuário fornecem as informações necessárias, se o profissional não tiver um controle bastante funcional para estar sempre “ligado” aos processos efetuados mensalmente, pode deixar um lançamento sendo enviado todo mês, sendo que não era para ser lançado. Dependendo da empresa, se for de um porte grande, não sentira a diferença no caixa por ser uma