Caso Bradesco
Por quê?
Sim, porque foi à primeira ação de fato que o Bradesco realizou para inicializar a internacionalização. O banco Bradesco transferiu as operações existentes para atender possíveis clientes no Japão. Com diagnóstico que eles realizaram conseguiu elencar quais as operações mais interessante. Dessa forma, o Bradesco até hoje mantém suas operações no Japão.
2) Em um projeto conjunto com outro país, como o Japão, que fatores impactam sua realização? Explique-os.
Primeiro a cultura que é muito diferente, os hábitos e a economia. O Japão era um país desacreditado. Depois da guerra, a economia japonesa começou a crescer contrariando todas as expectativas, com o chamado milagre económico japonês. Hoje o Japão é reconhecido pela sofisticada tecnologia e com o crescimento económico, tornou-se a potência mais importante do mundo.
Então para o Bradesco ter sucesso no projeto Nikkei, a direção do banco foi muito assertivo na hora de mergulhar na história, cultura e economia.
Além disso, outro fator relevante é o Bradesco ter uma boa imagem, além da reputação. Isso faz com que o Brasil tem uma credibilidade fora país.
3) Em que medida aspectos, como cultura, língua e até fuso horário, contribuem ao desenvolvimento de um projeto conjunto?
Contribuem para integração de culturas entre os países, como experiências com outros tipos de organização social, estilos de vida, e valores. A questão foi que o executivo, Cristiano do Bradesco, enxergou que os brasileiros queriam se sentir acolhido, em um lugar que eram bem aceito.
Assim um projeto que teria tudo para não ser tão aceito, devido ser um banco de outro país, porém eles se identificam, porque não enxergavam o Japão com pátria.
4) A decisão de investir no projeto foi uma questão de payback, VPL ou TIR, somente?
Logicamente que todo banco tem a finalidade de ser rentável, por isso, o Bradesco avaliou todas as