Caso bradesco
Tema: Empregabilidade e Carreira; Dois lado de uma mesma moeda.
Empregabilidade é um termo relativamente recente, derivado do inglês, employability. Apesar de nem constar dos dicionários mais conhecidos da língua inglesa,vem sendo utilizado em diversas publicações relacionadas à área de recursos humanos aqui no Brasil, mais intensamente a partir de 1995. Sua inserção no vocabulário empresarial não ocorreu por acaso e está relacionada às mudanças nas relações de trabalho.
Traduzindo literalmente, a empregabilidade seria a capacidade de tornar-se empregado, de conseguir um emprego. Todavia, essa definição foi sendo ampliada para a “capacidade humana de gerir o próprio destino e prover meios para a sobrevivência”. Dito de outra maneira, a empregabilidade é a capacidade de obter trabalho e renda.
Carreira é a construção de uma imagem e reputação, que proporciona a credibilidade durante a trajetória profissional é a construção da carreira pretendida
E segundo London e Stumph, a carreira é definida como “ as següências de posições ocupadas e de trabalho realizados durante a vida de uma pessoa”. Em outras palavras, compreende todos os trabalhos realizados durante a vida profissional.
*Adequação Vocacional - Para termos um aumento da empregabilidade, vem uma questão de gostar do que se faz. É nítida a diferença de resultados entre quem faz simplesmente porque tem de ser feito. Se você faz aquilo que realmente gosta, seja em qualquer área da sua vida, tudo vai ficar melhor, pois vai ser feito com prazer.
*Competência Profissional - Para aumentar sua capacidade de obter trabalho e renda, ou seja, de continuar sendo um prestador de serviço necessário a alguém, é preciso entender antes de mais nada que é preciso aprender sempre. O diploma passa a significar apenas o passo inicial de sua capacitação profissional, bem diferente do que se dizia nos anos de 1970, quando tudo o que alguém precisava para