Caso bradesco
2) Descreva o sistema de controle que o Bradesco desenvolveu para controlar seus gastos com suprimentos.
Em função dos gastos excessivos com bens e serviços, em 1998, o Bradesco implementou o Programa de Inovação de Suprimentos – uma série de medidas planejadas para reestruturar o setor de compras do banco tendo em vista a racionalização de gastos e também, o aprimoramento do desempenho de todos os departamentos.
4) Por que foi implementada uma nova estrutura organizacional no departamento de compras? Quais os benefícios que estas mudanças trouxeram?
O programa de inovação em suprimentos foi uma série de medidas planejadas para reestruturar o setor de compras do banco, com o objetivo de torná-lo mais eficiente, acelerando os processos e reduzindo as despesas.
A nova estrutura no departamento de compras passou a ser composta por uma equipe de quatro a seis pessoas (a saber: especialista técnico, analista de mercado, analista de processos e compradores), onde cada um desempenhava um papel primordial no desenvolvimento das tarefas no departamento. Isso possibilitou os benefícios como facilidade e eficácia nas compras comparadas com as compras de antes; redução de gastos; Aumento do poder de barganha do banco; Transparência nas relações entre compradores e vendedores, que antes era propício à corrupção, como desvios, superfaturamento, gerando prejuízos para a organização, ou seja, Redução de perdas decorrentes de atos ilícitos no banco.
6) Quais foram os critérios utilizados para avaliar o programa e medir a eficácia das medidas adotadas?
Para comprovar a eficácia das medidas adotadas pelo Programa de Inovação em Suprimentos, os critérios utilizados foram: a nova economia do banco (que foi de R$ 150.000.000,00); a redução do número de fornecedores (1000 fornecedores a menos); a padronização de mercadorias adquiridas; a redução dos problemas de informática (redução de 30%); a redução no intervalo de tempo entre compra e a entrega dos