Caso 1
Esse paciente apresenta um quadro de AVE e ainda apresenta historia de HAS sem controle terapeutico e ao se recusar a tomar banho é necessario que nós como enfermeiro e responsavel pelo setor nos dirigir ao paciente e conversar com ele sobre a importancia do banho e procura ouvi-lo e tentar entender porque ele se recusa em tomar banho (ex.:a temperatura da agua pode esta desagradavel...), porem ha necessidade de explicarde forma clara que a higiene é muito importante pois ao tomar banho ele sentirá um maior conforto, o benho ativa a circulaçao e promove relaxamento muscular, mas se mesmo assim ele continuar recusando á tomar banho temos que respeitar o seu momento e em nenhum momento origa-lo a fazer uma coisa que ele nao quer, porem podemos voltar em outro momento e tentar novamente. Caso 2:
Esse paciente merece um cuidado especial pois ele esta imobilizado no leito ou seja acomodado por isso o banho precisa ser no leito. Primeiramente é necessario explicar ao paciente o procedimento e pedir permissao para executar, organizar o material e proporcionar um ambiente tranquilo e colocar o biombo para privacidade do paciente. O banho no leito é realizado no sentido cafalocaudal e utilizar movimentos rotatorios e no sentido venoso poi ativa a circulçao. Antes de iniciarmos o bnho é necessario proteger a tala gessada para evitar que molhe sequencia do banho:
1- higiene oral
2- higiene dos cabelos
3 higiene do corpo : olhos face, fac, pescoço, braço, maos e axilas
Torax e seios, abdomen, pernas, dorso, nadegas, regiao anal e perineal
Apos o banho ja realizado o 2º passo é a realizaçao do curativo, mas antes de realizar o curativo é necessario observar a quantidade que ele está drenandoo secreça.
Esse curativo precisa estar limpo e seco, entao iniciaremos a limpeza da lesao com soro fisiologico e seca com o auxilio de gazes, apos ser seca essa sutura ficara aberta pois nao ha necessidade de deixa-la fechada. Nao faremos nenhum procedimento com a tala