Cases Olympikus
R:: A Olympikus deveria nas campanhas de marketing cita mais que seu produto é nacional, mostrar mais que trata-se de uma marcar brasileira, tomamos como exemplo a Havaianas que cresceu dentro do território nacional quanto no exterior. Contratar pessoas famosas que tenham ligação com o produto e consumidor, como Atletas, Artistas, Apresentadores. Também poderia driblar os concorrentes internacionais através do preço, uma vez que o produto feito aqui mesmo no pais tem menos taxas e impostos, já os importados tem o preço mais alto para ser vendido internacionalmente. Baixando os custos e oferecendo produtos melhores que os da concorrência, inovando a linha e adequando-se ao interesse e necessidade do consumidor a Olympikus se estabiliza e continua na liderança.
2. É possível replicar a estratégia da Olympikus em outros produtos de consumo com concorrentes globais?
R: Na minha opinião acredito que é possível, pois a marca Olympikus ganhou muitos consumidores porque aparenta com marca importada e isso agrada o público. Outras marcas podem sim adotar o mesmo caminho, uma vez que tenham condições de investir em novas tecnologias e que sigam até o fim com as pesquisas de equipamentos e matérias primas que elevem a qualidade de seu produto, sem modificar muito o preço.
3. Caso você fosse empresário do setor calçadista, qual caminho seguiria: Desenvolver marca própria ou produzir tênis com marca de terceiros?
R: Desenvolver uma marca própria seria um grande risco, pois devido a grande concorrência no ramo talvez a empresa não chegasse a maturidade. Então, usar uma marca que já existe é, com certeza, o caminho mais rápido para fazer o seu produto ser conhecido no mercado, uma vez que o nome da empresa já é conhecido por muitas pessoas em muitos lugares e já há um conceito pré- estabelecido a respeito da marca. 4. É possível ter uma marca de tênis brasileira com