Cases de Administracao
1. Quem deve mandar na empresa?
Quem deve mandar na empresa é o pai, pois por ser fundador da mesma, ele tem poder de decisao marjoritário. Porém deveria existis uma espécie de conselho formado por seus filhos.
2. Qual o peso relativo da experiência e da educação formal, no processo de administrar a empresa?
A experiência do Pai é importante para o relacionamento interpessoal da empresa com fornecedores, clientes e outras empresas. E também, para facilitar o acesso à fontes de inovação, estimulando a visão de novas oportunidades.
3. Quais as consequências previsíveis de Ricardo continuar administrando a empresa?
Queda nas vendas e falência, porque o método de administração de Ricardo, eficiente no passado, ficou desatualizado e não consegue superar os novos desafios colocados para a empresa.
4. Quais as consequências previsíveis de os filhos ficarem com a empresa?
Dificuldades iniciais por falta de experiência prática, mas com grande chance de recuperação já que possuem formação acadêmica e mente aberta para adotar novos procedimentos administrativos.
CASE 2 (Atividade 1):
Carla Rossi trabalha como analista de organização e método em uma grande organização nacional. Seu trabalho é baseado no seguinte método: Ela se dedica a duvidar de tudo o que existe na empresa,
Analisar e decompor os processos existentes,
Sintetizar e recompor tais processos de maneira organizada,
Verificar que nada tenha sido omitido.
Faça uma correspondência entre o método de trabalho da Carla e o método cartesiano.
ANALISTA DE ORGANIZAÇÃO: observa mudanças de comportamento dos agentes e do ambiente, externo e produzir relatórios periódicos aos seus superiores, com objetivo de controle geral, a fim de destacar aspectos relacionados à análise organizacional.
MÉTODO CARTESIANO: “Duvida-se de cada idéia que pode ser duvidada”. Só se pode provar algo, através de provas. Também consistem nos seguintes métodos de realização de tarefas:
(Verificar,