Case Administração
1. DESCRIÇÃO DO CASE
Para se projetar vigas , estruturas e máquinas necessita que muitos pontos sejam levados em consideração, como o tipo de estrutura dos matérias a serem empregados, cargas a que serão submetidos, condições de ambiente e serem encontradas e custos.
Analisando esse quadro, a empresa ENGETOP – Empresa Júnior de Engenharia (São Luís / MA) , selecionou alunos do curso de engenharia de produção da UNDB , para realizarem uma analise para a elaboração e avaliação dos projetos das vigas.
Ao inicio do projeto, tem-se como objetivo realizar uma série de deduções e explicações que são ligadas ao cálculo de momento de inércia, conhecido por muitos estudantes da área da Engenharia, Tecnologia e Física, tal é essencial para a resolução de problemas que envolvem os mais variados tipos de dimensionamentos para aplicações tecnológicas. Assim foram disponibilizadas duas soluções para o projeto e com base nelas deve se determinar a mais eficiente.
2. INDENTIFICAÇÃO E ANALISE
2.1 Momento de Inércia de Massa
Ao se analisar a distribuição de forças ou tensões em elementos estruturais, como as vigas citadas no case, nós encontramos um tipo de integral que relaciona o quadrado da posição com o elemento de área, tal integral é chamada Momento de Inércia ou Momento de Segunda Ordem.
O momento de inércia definido pela dificuldade de mudar o estado de movimento do corpo em rotação, então quanto mais elevador for se tem mais dificuldade de fazer o corpo girar ou alterar a sua rotação. No sistema S.I a unidade do momento de inércia é representada por ‘Kg.m²´
2.2 Momento de Inércia de Área
O momento de Inércia de Área é definido como uma propriedade de uma seção plana de um corpo, apresentando relação direta com a deformação e resistência de tal.
2.3 Momento de Inércia de uma Viga Retangular
Considerando a viga somente retangular com valores de largura b e altura h,