CASE DE ADMINISTRACAO
Grupo Martins
Será visto por intermédio deste o estudo de caso do Grupo Martins, hoje em dia a maior empresa de atacado da América Latina. Por ser uma empresa nacional e ser exemplo em tecnologia no mundo inteiro despertou a atenção do grupo que como objetivo tenta demonstrar o Grupo Martins através do Modelo dos Três Círculos
Postado por Grupo Martins Nenhum comentário:
Eixo propriedade e seus elementos
Proprietário controlador
O dinheiro para abrir o negocio veio da venda do sitio e de um pequeno caminhão que a família possuía.
Em 17 de dezembro de 1953 foi inaugurado o ‘Armazéns Martins’, com 110m2, Alair tinha uma bicicleta cargueira, com a qual fazia as entregas.
Em 1961 adquiriu o primeiro caminhão e no final da década de 60 já tinha 10 caminhões.
Em 1973 o Armazém Martins mudou-se para a Avenida Floriano Peixoto, 2.222 com 3000m2 e já possuía 45 caminhões e 80 vendedores.
A frota de caminhões sempre foi própria e com baixa idade média
Em 1978 deu-se o grande desenvolvimento da empresa que se desdobrou formando um grupo com 14 firmas. Martins Com. Imp. Exp. Ltda. era a cabeça de uma corporação sólida com um volume de vendas que lhe assegurava a 12ª posição entre as maiores empresas do País. Na década seguinte, a equipe profissional do grupo estava mais estruturada; expandiu-se a estrutura física e foram criados novos serviços. A frota já continha 260 caminhões e o depósito da Avenida Floriano Peixoto ficou pequeno. Foi iniciada, então, a construção da Central de Armazenagem e Distribuição no Distrito Industrial de Uberlândia. O primeiro módulo foi instalado em 1982 e o segundo em 1987. Em 1988, o faturamento do grupo atingiu US$ 341,2 milhões. A década terminou com o Martins possuindo uma área de armazenagem com mais de 22 mil m2, de um planejamento para 83 mil m2.
Em 1994, Martins alcança o