case
Neste modelo a organização é mais aprimorada. Seu principal mecanismo de coordenação é a padronização dos processos de trabalho, das especificações dos produtos e da formalização do comportamento.
Nesta configuração há uma forte interferência da Tecnoestrutura, a qual promove uma elevada padronização dos processos de trabalhos operacionais (rotineiros, simples e repetitivos, embora bastante especializados); das habilidades dos trabalhadores; e dos resultados que se pretende obter.
Principais características:
Formalização do comportamento, especialização das tarefas horizontal e vertical, geralmente agrupamento funcional, unidade operacional de grande dimensão, centralização vertical e descentralização horizontal limitadas e também planejamento das ações.
Na figura abaixo mostra bem as divisões e a TECNOESTRUTURA
A Estrutura Burocrático-Mecânica ocorre em organizações de grande porte. A “organização por funções” é uma característica especifica deste tipo de estrutura, baseada numa separaçãoclara entre a cúpula de organização e os operários.
Cúpula:
Tem a função básica de assegurar que a organização cumpra seu objetivo de maneira eficaz e também, de atender as exigências dos que detêmainda mais poder que eles.
O principal mecanismo de controle é a padronização dos processos de trabalho, e também a tecnoestrutura apresenta papel essencial neste tipo de organização.
Tecnoestrutura:
Responsável pelas ações de regulamentação, padronização, Controladoria (planejamento, programação e controle, custos, finanças). Neste tipo de organização todo o trabalho operacional é rotineiro, repetitivo e simples existindo ainda uma grande formalização de procedimentos.
Toda a atividade da estrutura obedece a um conjunto de regras e regulamentos que todos devem cumprir. Esta estrutura é ainda caracterizada por uma elevada divisão do trabalho, existindo diferenciação vertical e horizontal do trabalho, diferença entre os