case
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO MARANHÃO-IDEM
GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM RECURSOS HUMANOS
CASE
São Luís
24/05/2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ– UVA
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO MARANHÃO-IDEM
GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM RECURSOS HUMANOS
PROFº: RENATO
ASSUNTO: PANCREATITE CRÔNICA
LEANE DOS SANTOS FERREIRA
I – BREVE HISTÓRICO
No ano de 2008 uma “bomba” caiu sobre minha família, de repente tudo mudou de rumo, a minha mãe ALDACY sofreu muito com um problema de saúde que já estava em estado crônico. Não sabíamos o que fazer com um assunto que não conhecíamos a tal da PANCREATITE CRÔNICA. A doença chegou sem aviso prévio, em uma noite minha mãe sentiu uma dor muito forte no estômago e quando corremos com ela para o hospital descobrimos do que se tratava, a pancreatite estava muito avançada e o tratamento seria muito complicado e longo.
II – EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS
Pancreatite é uma quando o pâncreas esta muito inflamado, e quando isso ocorre a pessoa não pode comer e nem beber nada até que a inflamação diminua, para que não ocorra complicações maiores, ou seja como se diz grosseiramente podia “sulfurar”. A barriga da minha mãe estava muito alta, as dores eram intensas, a fome e sede eram insuportáveis, o sofrimento era grande para ela e para todos da família. A internação foi longa, quase dois meses de tratamento no hospital e até hoje fazemos o acompanhamento médico, pois a pancreatite não tem cura, somente se pode controlar. A medicação era somente uma: TRAMAL.
III – PROBLEMÁTICAS
O TRAMAL é a única medicação que ajuda na melhora da pancreatite, mas, quando foi administrada na veia da minha mãe ela teve uma crise alérgica, ou seja, não podia ser administrado. Mamãe ficou muito mal por causa da medicação, teve aceleração cardíaca,