Case Tecnisa 2.0
Vendendo apartamentos pela internet
1- Quais informações provenientes do ambiente externo você entende que serviram de subsídios para a tomada de decisão da TECNISA de implantação do programa WEB 2.0?
Por assumir o papel de uma empresa com perfil inovador e em constante busca pela modernização, a TECNISA, usou como principal subsídio para a implantação do projeto WEB 2.0, o crescimento e desenvolvimento da internet e seus meios de negócio.
De acordo com a análise do case, o Brasil se tornou nos últimos anos um país com muito potencial para os negócios online. Em 2008, o país ultrapassou a barreira dos 40 milhões de usuários e se tornou líder mundial em tempo médio de acessos: 23h e 12 min por mês. Além disso, os internautas também colaboraram para a movimentação de R$ 8,5 bilhões de reais em compras digitais.
Os números só cresceram e, entre muitos outros motivos, esses foram os mais decisivos para definir a escolha da TECNISA pela implantação do programa WEB 2.0.
2- Há atributos do programa web 2.0 difíceis de serem copiados pelos concorrentes da TECNISA? Se sim, quais são e por quê?
Sim. A TECNISA apostou de maneira inovadora e estratégica na internet como um ponto de venda e não como um meio de comunicação. Sendo assim, as estruturas digitais deveriam seguir um padrão diferente dos meios de comunicação digital e foram adotados ações e processos focados estrategicamente nas técnicas de venda.
Os primeiros atributos que fazem da TECNISA uma empresa diferenciada entre as construtoras do mercado, foi fornecer (online) atendimento especializado em vendas 24 horas por dia, 7 dias na semana, 365 dias no ano. Essa estrutura permite que os clientes se sintam amparados pela empresa 100% do tempo em que estão sendo atendidos. Além disso, a TECNISA conta com um site corporativo também pensado para “clientes digitais”, com páginas de fácil acesso e navegação, layout simples, mas inovador e diversas ferramentas que viabilizam ou dão continuidade