A interação de metas grupais e o conflito
1. Quais informações provenientes do ambiente externo você entende que serviram de subsídios para a decisão da TECNISA de implantação do programa Web 2.0?
R: O grande crescimento da população com acesso a internet, processos mais ágeis, baratos e colaborativos, juntamente com a identificação do seu público alvo, foram alguns dos fatores que contribuíram para a implantação desse projeto. Os dados levantados mostraram que seus consumidores são bem instruídos, ligados às tendências, críticos, exigentes e esperam muito mais que uma simples negociação de imóvel; como transparência no relacionamento e pronto atendimento às suas solicitações ou dúvidas. Além disso, esse tipo de público, também utiliza a internet para pesquisar e obter informações com as mais diversas ferramentas disponíveis, como redes sociais, blogs, e fóruns.
Percebe-se ainda o crescimento de vendas de imóveis – pela empresa - a cada ano e logo no início da sua presença na internet. Apostando nesse canal de comunicação e vendas e acompanhando a mudança do consumidor diante da internet, a Tecnisa apostou, acertadamente, nessa proposta de aproximação virtual com seus clientes, onde eles podem acompanhar de diversas formas como está cada imóvel, tirar suas dúvidas, entre tantas outras facilidades que lhes foram proporcionadas.
2. Há atributos do programa Web 2.0 difíceis de serem copiados pelos concorrentes da TECNISA? Se sim, quais e por quê?
R:Não, em relação à utilização da tecnologia, todos esses canais de comunicação/relacionamento/vendas podem ser facilmente “copiados” ou utilizados. Porém a maior dificuldade está em obter a experiência. Para a implantação de todas essas ferramentas é necessário dispor de pessoas especializadas, pesquisa e mudança na forma de negociar, se relacionar e vender. Essa adaptação tem que ser feita de forma gradativa, o que leva muito tempo. A grande vantagem da Tecnisa é que, mesmo seus concorrentes copiando os atributos