Interação a metas grupais e conflitos
Definição:
Metas – meios intermediários de alcançar objetivos.
Objetivos – desejo de alcançar determinado fim.
Conflitos – desacordos, diferenças, desentendimentos, agressividades, hostilidades, com o interesse de enfraquecer ou eliminar algo/alguém.
Introdução
Empresários buscam poder, riqueza, prestigio. Já os funcionários procuram desenvolvimento profissional através de serviços gratificantes.
Objetivos tão diferentes ao mesmo tempo, desde que haja condições que permitam alcançar METAS.
Especialistas contribuem com o crescimento e faturamento da empresa, o que traz destaque no mercado, satisfazendo o empresário.
Havendo cooperação, as metas da organização são alcançadas.
Funcionários com o objetivo de poder e prestigio podem, por meio de metas, ocupar o lugar do chefe que saiu. O cargo é único e os candidatos são muitos. A Meta comum passa a ser coletiva. Conhecer os objetivos da organização e meios de realizá-los pode ser conflitante.
Interação de metas gera competição e conflitos. Embora conflito seja um mal necessário, reduzi-lo pela cooperação e ressocialização, valorize a competição.
Com isso, conforme conceitos estudados na Sociologia e trazidos para a organização, o assunto que vamos abordar, trata-se também de agrupamento de pessoas.
AS METAS DE UM INDIVÍDUO INTERFEREM NAS DOS DEMAIS
Metas individuais x metas grupais:
As metas individuais interagem de maneiras diferentes, exige maior análise por ser meio intermediário de alcançar objetivos.
Objetivos alcançados, metas esquecidas ou tornam-se parte operacional de aplicações práticas.
METAS X OBETIVIVOS É comum acharmos que metas e objetivos são sinônimos, mas essa afirmação está equivocada, para atingir objetivos é preciso que metas sejam estabelecidas e cumpridas em determinado período de tempo. Para explanarmos melhor sobre essas diferenças entre ambas vamos nos deter em primeiro à defini-las, depois vamos demonstrar as suas diferenças e