Case Melissa
Questões a serem desenvolvidas:
1. Quais benefícios e vantagens estratégicas o processo de internacionalização da marca Melissa trouxe para a empresa Grendene?
Poder de competitividade frente à invasão chinesa com calçados baratos compensando essa perda em um produto de alto valor agregado.
Visibilidade, expansão e aumento das vendas externas e, por consequência das receitas.
A valorização por status de diferenciação internacional gerou efeito da valorização da marca da empresa e do produto melissa dentro do país. Redução de riscos de mercado;
Incentivos fiscais;
Mão de Obra Barata (30% menor custo que do RS)
Fator Politico Legal
Barateamento do frete para os mercados Europeu e Americano.
Reestruturação societária e abertura de capital, que trouxeram um maior volume de capital para a empresa.
Incorporação das subsidiárias atuantes no exterior.
2. Como poderia ser caracterizada a estratégia de produto da Grendene para a marca Melissa ofertada em mercados externos? Produto doméstico/produto local? Produto multidoméstico? Produto internacional? Produto global? Por que? Quais as vantagens dessa estratégia e as suas limitações?
R: Produto internacional, pois visa à expansão em outros países. Apresenta grandes vantagens como ampliação de mercado, difusão e valorização global da marca, mercado amplo e ilimitado, controle da sazonalidade, abre outras possibilidades de negócios. As desvantagens podem ser encontradas nos fatores culturais e sócio econômicos, na politica do produto, na barreira linguística, nas relações internacionais, na concorrência com outros players, custos, etc.
3. Quais estratégias de entrada em mercados externos a Grendene utilizou e utiliza no processo de internacionalização da marca Melissa? Cite as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
R: Tipicamente, o processo de internacionalização ocorre de forma gradual ou incremental (JOHANSON e