Melissa
A Melissa é uma marca brasileira que se faz presente em mais de 80 países. Tudo começou em 1979, quando os irmãos Alexandre e Pedro Grendene resolveram criar as sandálias de plástico baseada no modelo usado por pescadores da Riviera Francesa, a famosa modelo Aranha, que foi um sucesso desde o começo, e no mesmo ano a marca vendeu cerca de 25 milhões de pares.
As sandálias tinham um cheiro de tutti-frutti, e a Melissa é uma das únicas empresas de calçados no mundo a usar perfume em seus produtos, fazendo o consumidor ter uma experiência sensorial.
Além disso, a Melissa foi responsável pela mudança do valor agregado ao plástico, que aumentou no ramo da moda e mesmo como uma marca nova, em 1983 possuía em seu portfólio estilistas internacionais.
Modelo clássico Aranha
Mas não foram apenas as mulheres que se encantaram com os produtos da marca, e em 1984 a Melissa lançou a sua linha infantil intitulada como Melissinha, e trazia em suas sandálias de plástico diversos personagens do mundo infantil.
Apesar do sucesso e do grande número de vendas, a marca passou por um período de estagnação e só foi relançada em 1994, e quatro anos depois a empresa criou uma divisão apenas para cuidar das sandálias, e assim a Melissa foi reconquistando seu espaço e se posicionando no mercado. Nos anos 2000, a Melissa já fazia parte do mundo fashion e reconquistava as passarelas.
Para contar sua trajetória em 2005 realizou uma exposição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com o nome de Plastic.o.rama Made in Brazil, e um livro que contou com a participação de 100 profissionais de diversas áreas, entre estilistas, fotógrafos e publicitários, para customizar o modelo básico da Melissa lançado em 1979. O sucesso dessas criações foi tão grande, que na 19º edição do São Paulo Fashion Week, sete modelos que estavam no livro foram distribuídos para os participantes do evento.
Melissa criada por Jean Paul Gaultier, famoso estilista francês
Também