Case - fox
CASE FOX – VOLKWAGEN
22 / 08 / 2012
CHRISTIAN KNUT AUNE
PESQUISA DE MERCADO - UNIVERSIDADE ESTACIO DE SA
Com a leitura desse texto fica evidente a grande mudança que ocorreu no Mercado de modo geral desde a época quando a GUEIA trouxe a Volkswagen, aos dias de hoje.
Levou-se 3 anos ate que a primeira fabrica fosse implantada e desse inicio as suas operações. Naquela época exista um Mercado pouco competitivo e com uma demanda grande por veículos e nessas circunstancias e fácil ter apenas 2 modelos a venda e um deles ter 60% do mercado nacional. Para manter a liderança no mercado, a empresa lançou modelos diferentes criando uma demanda diversificada e mantendo o numero de carros vendidos maior q outras montadoras.
O senário econômico apos a estabilidade da moeda fez acreditar numa população com dinheiro para gastar e as montadoras apostaram nos carros médios e luxuosos. Porem apesar da estabilidade, foi feita uma conclusão através da queda das vendas, e a estratégia foi mudança para modelos com preços mais populares. Para isso a empresa tentou agilizar o processo da troca de sua estratégia focando na agilidade dos processos internos e fazendo pesquisa de satisfação e opinião afim de alcançar melhor o gosto do cliente. Então foi seguimento os perfis dos usuários em: Inovador, Emocional, Conservador e Racional.
Através do uso das técnicas de marketing criou-se o modelo Fox. Um carro totalmente criado em cima de um conhecimento adquirido ao longo da historia da empresa no Brasil. Modelo o qual foi desenhado com base nos estudos de perfis no Brasil para o cliente com a necessidade igual ao brasileiro. Através desta analise de perfil foi criado o design que foi chamado de DAP (Design Around Passengers). Atualmente a empresa cortou as vedas do modelo na Europa devido ao senário econômico e a apreciação do Real, tornando o valor do carro mais elevado, inviabilizado a exportação do modelo.
A empresa agora precisa voltar o foco para