Case fox
Uma Experiência Rumo à Personalização em Massa
José Coelho de Andrade Albino (CEPEAD/UFMG – PUC Minas)
Raquel Carvalho Novais (PUC Minas)
Silvana Prata Camargos (FEAD/MG – UFOP)
1 - Introdução
Marcadamente a partir da década de 90, a inovação assume um papel fundamental para a concorrência nos mais diversos setores da economia. A variação no preço de bens e serviços é tanto função da quantidade ofertada e/ou da eficiência produtiva quanto da inovação/obsolescência dos produtos. Assim, as atividades de inovação passam a ser a âncora de qualquer que seja a estratégia competitiva buscada pelas empresas, exigindo destas atividades maior rapidez de resposta e preocupação mais acentuada com resultados.
No caso específico do setor de construção civil, especificamente o setor de edificações residenciais, um outro desafio que se apresenta é a necessidade de oferecer produtos cada vez mais adequados às exigências particulares de cada um dos seus consumidores. Trata-se de um setor fortemente avaliado em termos de cumprimento de prazos e custos. Tudo isso dentro de uma exigência crescente do consumidor por personalização, o que, a cada dia, tende a restringir o uso de práticas e projetos com ganhos de escala, fortalecendo a necessidade de esforços com ganhos de escopo.
O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar o processo de viabilização de um produto inovador lançado no mercado da construção civil brasileiro, o Edifício L’Adresse, construído no sistema option line pela Construtora Caparaó S.A. O produto consiste em um edifício de apartamentos residenciais com várias opções de planta, tamanhos e acabamentos diferenciados, tornando o imóvel totalmente individualizado. Além da vantagem que o sistema oferece em termos de colocação do produto no mercado, o trabalho apresenta outros pontos de retorno auferidos pela empresa com a introdução do novo produto no mercado. Finalmente, são apontadas algumas sugestões no