Silicose
Campus Universitário de Nova Xavantina
Departamento de Ciências Biológicas
Disciplina: Introdução a Geologia Geral
Docente: Juberto
[pic][pic]
-----------------------
Divina Ribeiro da Silva bairros
SILICOSE Doença respiratória ocupacional
[pic]
Introdução
A sílica ou dióxido de silício é um composto natural formado pelos dois elementos químicos mais abundantes na crosta terrestre, o oxigênio e o silício. É encontrada na natureza nas formas amorfa e cristalina, que quando combinadas com metais e óxidos dão origem a silicatos como o talco, feldspato, caulim e mica. A forma amorfa é menos tóxica do que a cristalina, sendo encontrada em rochas vulcânicas vitrificadas, terras diatomáceas não aquecidas, sílica gel, no vidro sintético e na lã de vidro. A inalação de poeira com sílica está associada à ocorrência de silicose, doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer de pulmão, insuficiência renal e aumento do risco de tuberculose pulmonar e de doenças do colágeno. A sílica cristalina que se encontra na areia e em diversas rochas, como o arenito, o granito e o síliex,, apresenta variado polimorfismo. A forma mais comum, e que corresponde a cerca de 12% da crosta terrestre, é o quartzo.
Silicose; termo empregado pela primeira vez por Visconti, em 1870, é o nome dado à fibrose pulmonar causada pela inalação de poeira contendo sílica cristalina, sendo a mais freqüente das pneumoconioses.
Que matérias-primas podem conter SILICA? Muita matéria-prima tem sílica em sua composição, tais como: areia, quartzo, quartzito, feldspato, filito, granito, agalmatolito, bentonita, dolomita, argila e caulim.
Risco do trabalho com SILICA
A exposição à sílica é reconhecida como agente causador de diversas doenças pela atual legislação previdenciária. O Decreto 3.048 de 06 de maio de 1999 estabelece diversas atividades como de risco de exposição à sílica e de doenças relacionadas a essa exposição: silicose,