Case Fox Conn
GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL – PROFESSOR RALF GUTSCHWAGER
BÁRBARA MESQUITA SORDI
Estudo de Caso 7: “Foxconn Technology Group”
O case em questão trata sobre uma fabrica de eletrônicos na china. Esta fabrica sofreu muitas críticas por supostos maus tratos a funcionários, além de estarem sendo pressionados a elevarem os salários de seus funcionários.
De certa forma, algo estava errado, já que havia um número muito grande de suicídios no local.
Analisando o texto, o que fica claro é o seguinte: a Foxconn tornou-se uma grande empresa no ramo da tecnologia, pois ela era especializada na produção de componentes eletrônicos para grandes clientes como Apple, Sony e assim por diante. Eles são caracterizados por causa de sua capacidade de produção em massa; sua força de trabalho em suas fábricas chinesas é, em média, de 800 mil funcionários. Ela acabou crescendo desordenadamente, conquistou o seu lugar pelo preço de seus serviços e produtos e tudo isso em função da mão de obra que era muito barata.
Terry Guo, foi forçado a reagir a esta situação e encontrar uma alternativa para a produção. Mesmo que os custos fossem significativamente menores com esse modelo de produção, a empresa estava criando muito calor na mídia. Isso significa que seus investidores e grandes clientes estavam sofrendo perdas em outras áreas. Devido a isso, a Apple teve que enviar analistas para propor alternativas de produção para a Foxconn; este escândalo foi tornando-se seu problema também. Este escândalo foi tornando-se seu problema também.
Mais um caso em que a interdependência entre os clientes e fornecedores é refletida. A globalização tornou o mundo da comunicação tão rápido que é necessário ser mais cauteloso ao tomar decisões, pois estas podem prejudicar a sua imagem.
A Foxconn sofreu com esses escândalos de muitas maneiras: o preço das ações da Foxconn chegaram a cair 8,5%; o preço das ações da Hon Hai, empresa âncora da Foxconn,