Feto anencéfalo
- Um recém-nascido com anencefalia geralmente é cego, surdo, inconsciente e incapaz de sentir dor.
- ANOMALIA NÃO DOENÇA
- Não existe cura ou tratamento padrão para a anencefalia e o prognóstico para estes pacientes é a morte.
- A interrupção da gravidez, também conhecida como aborto terapêutico, é permitida em casos de anencefalia em diversos países.
- O presidente da Corte, Cézar Peluso, afirmou que este foi "o maior julgamento da história do Supremo".
- O ministro considerou o risco de vida da mãe, por acreditar que a gravidez de anencéfalo é torturante, por trazer problemas psicológicos e físicos, como outros ministros citaram. Mendes afirmou também que a saúde do feto não é a questão central, já que no caso do aborto por estupro essa possibilidade nem é levada em conta.
- A ação chegou ao STF em 2004, por sugestão da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS). A entidade defende a antecipação do parto quando há má formação cerebral sem chance de longa sobrevivência para a criança. Para grupos religiosos, incluindo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o princípio mais importante é o de que a vida deve se encerrar apenas de forma natural.
- o ministro Marco Aurélio de Mello votou nesta quarta-feira (11) a favor da medida. Para ele, dogmas religiosos não podem guiar decisões estatais e bebês com ausência parcial ou total de cérebro não têm vida
- "Aborto é crime contra a vida em potencial. No caso da anencefalia, a vida não é possível. O feto está juridicamente morto."
- citou o evangelho de São Marcos para defender a separação entre Estado e Igreja. “Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus.”
-
A famosa história do aborto do feto Anencéfalo. Muito se falou nos últimos dias, no caso que foi considerado o maior julgamento da história do Supremo Tribunal Federal, “o aborto do feto anencéfalo”. Pra variar, até os leigos se tornam